Wednesday, September 29, 2004

Afinal o que é normal?

Superação é um fator fantástico que mostra o quanto o limite somos nós que determinamos. E só nos conscientizamos quando vislumbramos nos outros a lição de vida que muitas vezes não vemos ou não queremos olhar. Assistindo uma prova de natação nas paraolimpíadas me surpriendi com um chinês que não tinha nenhum dos braços vencer e ganhar a medalha de ouro no nado borboleta, tal fato me fez pensar que o que parece impossível nem sempre o é. A cena do esforço eficaz de deslizar sobre a água daquele atleta sacudiu a minha cabeça e confesso me senti envergonhada de todas as vezes em que desisti, vacilei e das inumeras que nem tentei, apesar de ter experiência das inúmeras dificuldades vividas por um filho e a angústia da não obtenção de um diagnóstico fechado para o caso, que no aspecto físico e mental apresenta-se transitando entre os campos da normalidade e da anormalidade, daí a dificuldade de se diagnosticar, enfim esta é uma história longa. No fundo me senti pequena frente a grandeza daquele atleta, alguém maior que eu no sentido físico e mental. Afinal o que é normal ? Lamentar ou superar ?

Monday, September 27, 2004

Pensar, avaliar para optar.

O movimento harmônico a que somos submetidos em diversas situações se traduz no equilíbrio que ameniza nossos anseios e nos move em direção do estabelecimento de novas metas e objetivos. Quando não conseguimos "olhar" e discernir o que de fato esta por trás daquilo que vemos, somos responsáveis pelas consequências de nossos atos e o desequilíbrio causado por eles. Para olharmos a fundo precisamos nos educar para que possamos analisar a complexa rede de interesses, intenções e etc. Só a educação (formal e informal) pode nos levar de forma eficaz e honesta ao combate à exclusão social,econômica e cultural.
As eleições para vereador e prefeito estão aí, dia 3 de4 outubro, o ato do voto têm no mínimo quatro anos de consequências com direito a muitos outros de sequêlas, pensem, reflitam e façam a melhor opção.

Wednesday, September 22, 2004

É Primavera a beleza está no ar.

Bem vinda Primavera!!! Gosto do desabrachar das flores e do aroma que elas deixam no ar, da chuva fina a regar a terra seca e a molhar o rosto como que lavando a alma, adoro o colorido que a natureza adquire, tons sobre tons num degradé perfeito e harmônico. A vida fica mais leve e treinamos a todo tempo nosso poder de observação nas nuâncias e variedades que surgem, ficamos mais sensíveis e consequentemente um pouco mais humanos. A beleza está no ar.

Monday, September 20, 2004

Esperança mineira e otimista...

Ironicamente os bancários iniciaram uma greve que já dura quatro dias. Nada contra o direito de manifestação!!! Mais se é justo ou não é uma questão de ponto de vista, afinal tudo é relativo depende do prisma que se olha. Ficam as perguntas que não querem calar, e o povo como fica? Quem paga a conta no final ? E a relação custo -benefício?
Sem a intenção do mau humor (voluntário ou involuntário) característico de uma segunda-feira é impossível iniciar a semana sem questionar as informações (ruins e menos pior) bombardeadas incessantemente em nossas cabeças durante o final de semana. Contra tudo isto só existe um remédio a "esperança mineira e otimista" de que as coisas podem e vão melhorar.

Friday, September 17, 2004

Sem se deixar levar...

Quanto mais a gente vive, mais se torna crítica em relação as situações que vivemos e apatia diante dos fatos não é nada legal. Associar-se ao sistema não é definitivamente a minha, afinal só se justiva necessidade de mudança quando não existe satisfação. É preciso mudar muita coisa, ontem fiquei 2 horas num banco (público) para conseguir alterar uma conta individual para conjunta, fiquei observando o que acontecia ao meu redor e não me conformava com a morocidade com o que os funcionários executavam os serviços e a postura "ar de superioridade"que assumiam frente a clientela; e o quanto nós "povo" somos submetidos a tudo isto. É por estas e outras que não podemos nos deixar levar....

Wednesday, September 15, 2004

Quem canta seus males espanta.....

O inverno bem atípico este o nosso! O calor e a baixa umidade do ar nos deixa apáticos, por que não dizer preguiçosos. A respiração fica difícil, a pele ressecada e o humor lá embaixo (o mau humor lá em cima). Ah! que saudades das montanhas de Minas, sem falar naquele ventinho batendo no rosto, banhos delíciosos nas cachoeiras (o trem bão!) e o indescritível cheiro gostoso do aroma das flores.
Pra combater a preguiça e os males humores, muita água, ação, alegria, música e reza.

Tuesday, September 14, 2004

De bem com a vida

A notícia do nascimento de Isabela, filhinha de uma amiga de minha filha, me fez feliz e pensativa quanto ao processo de crescimento. Nascemos desprovidos de vaidades, ganâncias, etc... , apenas nascemos, estreiamos no mundo sem a preocupação com o que nos aguarda, choramos no desconforto, aconchegano-nos quando com frio e logo encontramos um consolo afetuoso e solidário. .
Nascer, aflorar sobre os aplausos dos ansiosos pais. Pais (literais ou figurativos) que durante a gestação criaram imagens, expectativas e projeções, mesmo que a priori não fosse essa a idéia mas sim o prazer do ato de amor (sexual, profissional, emocional,social e cultural).
A vida é cheia de surpresas, que se encaradas com naturalidade e responsabilidades passam a ser a mola propulsora que nos move em diração a conquistas e vitórias.
É pena que ao crescermos descobrimos que a platéia se dispersa e que os sentimentos se condicionam aos interesse e intenções, mas apesar disto o amanhã sempre vem e é preciso Nascer a cada dia. Despertemos a criança que existe bem lá no fundo de nós! Viver de bem consigo e certamente com a vida é cultivar a simplicidade, sinceridade e a criatividade (sem deixar de sorrir).

Monday, September 13, 2004

Rir de si mesmo

É segunda-feira, começar de novo a batalhar a semana , errando e acertando, construindo mais um pouco da história. Alegrando-se pelas pequenas coisas (pão de queijo com café, servete de chocolate, doces, pizza, pipoca amanteigada, etc...) do fim de semana passado, para agora rir dos próprios impulsos e cheia de culpa, calcular as calorias e disparar a exercitar-se freneticamente para perdê-las. Afinal mais vale um gosto do que dinheiro no bolso!

Saturday, September 11, 2004

Olhar ....

Ver é notar os estímulos a sua volta, porém olhar implica em transpor o ato de simplismente ver. Só assim estabelecemos relações entre os fatos que nos cercam e principalmente decodificamos e interpretamos para formularmos os nossos próprios conceitos a cerca dos fatos. Podemos ver o que todos vêm mas sem dúvida olhamos aquilo que nos é significativo, e não se pode negar que isto está diretamente ligado as nossas bases e raizes.
Ler e interpretar os fatos que nos rodeia é fundamental para evoluirmos e crescermos, está aí a essência da liberdade. Sejamos livres!
Livre para pensar, para avaliar, decidir e fundamentalmente agir conscientes de que fazemos a diferença.

Friday, September 10, 2004

Raíz ....


Inevitável falar de raiz sem mencionar a árvore, é como falar de vitória sem luta, de queijo mineiro sem goiabada cascão e de Minas sem a exuberância da natureza.

... Feche os olhos
ouça o silêncio
e perceberás quão
sábio ele é
pois mostra quão poderosos
são teus pensamentos.

Deite seus lábios os
lábios de quem se ama
e terás aquecido todo seu corpo,
desencadeando a ardência do desejo
Deixe que a harmonia de
uma bela música te contamine
e te eleve as nuvens para
que possas viajar,
flutuar na melodia

Se observares a semente,
pequenina, franzina
mediante a possibilidade
da majestade do tronco
e da delícia do fruto
verás surgir o broto

Ao contemplar a natureza
sentirás o frescor da brisa
o canto dos pássaros
a beleza das flores na primavera.

Thursday, September 09, 2004

Começando

Voltar o olhar para as raízes é um ato incontestável quando se atinge a idade madura. Respaldada por esse sentimento inicio uma nova etapa de pensar e refletir as origens, que por sinal afloraram em Minas Gerais - Brasil, e as grandes lições aprendidas com as tentativas no percursso de expansão de fronteiras que o ato de crescer exige.
Despojada de emoções sensacionalistas e piegas mas apenas centrada na seleção dos fatos relevantes e no cultivo do prazer de deliciar a saudade boa das pequenas coisas que no movimento afoito de crescer deixamos de observar, me coloco a buscar internamente pelas bases.
Aliás idade madura, nomenclatura cronológica e não necessariamente coerente com fisico-emocional e espiritual, afinal depois dos 30 anos já se é denominado adulto próximo a 3a idade, o que considero altamente injusto, afinal é a fase em que se esta mais apto a grandes decisões e discernimentos.
Assim, despretenciosamente Raiz Mineira inicia aqui sua trajetória.

Inaugurando

O "Raiz Mineira" é o mais novo Blogger da praça!
Deliciem-se