Friday, October 22, 2004

Reconhecer um mineiro

Reconhecer um mineiro não é tarefa difícil, basta observar o jeito manso de falar as suas verdades através das suas hístorias. Ao contrário do que muitos pensam, mineiro não têm nada de bobo, pensa e fala o que quer sem grandes reboliços, utilizam de todas as manhas quer com palavras, gestos, caras e bocas e olho no olho. Preservam sempre o jeitão simples, cultivam e alimentam a origem caipira assumindo um ar de aprendiz eterno.
Ontem assisti uma apresentação de "Rubem Alves" no shoping da cidade onde moro e adorei vê-lo e ouvi-lo, pude comprovar mais uma vez que minha tese de que mineiro é inconfundível. Para reconhecer um mineiro basta observar alguns passos;
A aparência; sem descuido, simples e básico, tranquilo e harmônico ou seja aquilo que veste e mostra é coerente com o que é, pois as possibilidades de erros e gafes é menor.
A comunicação; fala sempre na primeira pessoa,usando de suas próprias experiências para ilustrar aquilo que não pode deixar de dizer, deixa sempre uma mensagem (assim como nas fábulas), sábios são aqueles que captam a mensagem. Enfim adora um dedo de prosa e um bom causo!
A atitude, orgulha-se das raízes, mencionando-a sempre, mantendo uma postura humilde (não submissa). Quando se sente aceito porta-se como se estivesse em casa. Agradece sempre porque considera que aprendeu mais do que ensinou.
Para mineiro, passa boi passa boiada e a mineirice se mantêm.
A propósito, Rubem Alves é mineiro

Saturday, October 16, 2004

Viver não doí

Recebi este poema, e achei muito legal e repasso ....

"VIVER NÃO DÓI
Carlos Drumond de Andrade
Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz.Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos deter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.A dor é inevitável. O sofrimento é opcional!"

Friday, October 15, 2004

Educar é ...

Salve os grandes mestres, aqueles que de fato ultrapassam o profissional Professor. Se tornan Educadores e Formadores, a eles minha gratidão por tudo que aprendi. Se hoje sou uma pessoa melhor, muito desta conquista se deve aqueles que me ensinaram a cultivar valores através de atitudes justas, solidárias, otimistas e honestas. Obrigado a estes mestres que mesmo não tendo o merecido reconhecimento, continuam lutando por ideais de justiça e por uma educação igualitária de qualidade.
Educar é contribuir para a construção da história do outro, que por sua vez contribui para a história de um povo.Enfim é deixar boas marcas, é fazer parte.

Wednesday, October 13, 2004

Depois da eleição direito a quem é de direito!

A pergunta o que é bem comum nos remete a reflexão sobre as reais prioridades detectadas na sociedade, e é óbvio que existem as imediatas, as médias e as de longo prazo, contudo é fundamental que saibamos que as necessidades não surgem do nada, ou seja elas brotam no seio das expectativas do povo que anseiam por justiça, igualdade e dignidade. Porém é bom ressaltar que na medida em que as expectativas não são respeitadas alimentam e garantem as plataformas políticas como possibilidades de conquistas partidárias ou pessoais que na verdade já se constituem em direito.
Afinal como canta o grupo Titãs "A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte...!"

Monday, October 04, 2004

Bem comum ético ou moral?

Incrível como as eleições balançam o país como um todo, e nos faz pensar sobre as ações dos políticos e questionar o que de fato é a política. Ao conceituarmos o tema observamos que se trata da arte de bem governar enfim a habilidade no trato das relações humanas, porém o que se pode dizer é que está mas para o exercício do poder que necessariamente para uma arte com vistas ao bem comum, isto porque o bem comum pode ser apenas comum a segmentos específicos e não comum a todos. Assim o que é comum a alguns segmentos não o é a outros, então fica a questão é um comum ético no sentido amplo do termo ou é comum moral ?