Monday, June 27, 2005

Não dá pra não xingar .....

Que bom seria começar a semana com notícias diferentes! Mais infelizmente esta quase impossível assistir a TV, ouvir uma estação de rádio, ler um bom jornal ou ainda uma revista decente sem ser contaminado e bombardeado pelas manchetes de "corrupção".
É impossível manter a serenidade com estes fatos! Loucura total! Não dá pra não ligar, não dá pra não se chatear, não dá pra não xingar .....
Ainda se diz que Deus é brasileiro (eu acredito!), imagine só se não fosse... o país já teria desaparecido no buraco negro ou num mar de lama.

Wednesday, June 22, 2005

Ética e poder idéias excludentes

Não conheço ninguém vindo de origens muito humildes,que tenha se dado bem na vida sem que em algum momento tenha vacilado,errado, feito bravata, mentido ou induzido a mentira,assim consciente ou inconscientemente transgrediu o direito do bem comum.
Nas vezes em que se desrespeita a opinião alheia, impõe a própria vontade, benefícia amigos, desqualifica o trabalho alheio, e comete-se outros imúmeros "pecados" humanos não é no mínimo sensato e lúcido acreditar que se possa ter uma conduta absolutamente ética.
Definitivamente a cada dia que passa, acredito mais na possobilidade de que ética e poder são idéias excludentes entre si e de práticas conflitantes.

Sunday, June 19, 2005

Meia Verdade ou Meia mentira?

Já não sabemos mais identificar as verdades e as mentiras, elas estão tão miscigenadas, tão bem representadas que nos confundem, e nos colocam em cheque diante da possibilidade de construir um parecer.
Afinal o que é verdade? o que é mentira?
A indefinição nos faz crer na existência de meia verdade e meia mentira, ninguém mente o tempo todo, assim como ninguém é verdadeiro o tempo todo. Então o que impulsiona a ação de mentir ou não são as contingências, os interesses, as vantagens implícitas, e outros. É triste e lamentável constatar que o caráter das ações, que a priori deveriam estar ligadas a ética e bom senso, são condicionadas a interesses e conveniências.

Wednesday, June 15, 2005

Fazedores de História

O momento e os movimentos políticos atuais, globais e principalmente os nacionais estão sempre se apresentando de forma cíclica, primeiro as promessas em seguida os acordos e depois a desaprovação.
Mais de algumna forma percebe-se no caso do perímetro nacional, que as pessoas estão reagindo, tentando entender os acontecimentos.
Ouvimos sempre que em tempos de crise é que surgem as melhores idéias, para buscar a solução dos problemas que nos afligem.
A idéia de que estamos assistindo a cores e ao vivo e muitas vezes na carne, a degradação da natureza, a massificação e padronização do comportamento humano, a inversão de valores que prioriza o ter e o poder que fez surgir e mantêm os bolsões de miséria nos leva a perda da identidade como seres únicos e criativos.
Fechem as janelas, travem as portas dos carros, coloquem alarmes nas casas e carros, andem nas ruas atentos com os que passam, não falem com estranhos ..., afinal colhemos o que plantamos, bem verdade que nem todos plantamos isto mas mesmos que inocentes acabamos colhendo igual.
Como coibir tudo isto? Se a história atual é fruto das ações dos fazedores desta mesma história.
Em tempo de crise talvez o mais sensato seja estimular o pensamento crítico e dar vazão a criatividade

Monday, June 13, 2005

Sabedoria mineira

Reconhecer diferenças é o princípio básico do bom observador, o prato cheio para o analista e a mão na massa para a confecção de uma visão crítica do mundo.
As diferenças mesmo que vistas sob o ponto de vista da negatividade é capaz de nos beneficiar, pois nos propicia uma visão mais ampla e generosa de quem somos. Nos vemos mais sensíveis, sensatos, equilibrados, educados, íntegros e muito mais críticos.
Quando analisamos as diferenças sob as luzes do positivismo garantimos a qualidade de humanos, fazedores de nossa história e responsáveis pelas bases dos construtores que geramos.
Se as bases são humanas geramos humanos, contudo se as bases são materialistas geramos consumidores.
Sabedoria mineira: Ver,ouvir,analisar e refletir para ler nas entrelinhas.

Monday, June 06, 2005

Não é bem assim!!!
Ouvimos sempre a expressão acima como justificativa.
Afinal não é bem assim mesmo, as coisas são definitivamente relativas.

Quando não conseguimos atingir o sucesso atribuimos a falta de oportunidades, muitas vezes reais.
Quando não nos realizamos,atribuimos as escolhas que fizemos ou fomos induzidos a fazer pelas circunstâncias.
Quando nos sentimos incompletos, atribuimos os outros a falta de interação, de cooperação.
Se deixamos de acreditar nas possibilidades, motivos reais e mortais não faltam,
estamos cercados de circunstâncias (violências, corrupção, desrespeito, desesperança, etc...) que nos fazem tristes por mais otimistas que sejamos.

Wednesday, June 01, 2005

Ser oposição é confortável

Impresionante como os "princípios" são flexíveis na atualidade quando aplicados aos outros em situações e tempos diferentes.
Se estamos na posição de contrários aos outros utilizamos dos princípios para justificar os ataques constantes a essência e ações do outro, contudo se o outro somos nós e sofremos os ataques justificamos nossas ações transferindo a ele a responsabilidade pela ação que desencadeou a nossa.
Ser oposição é confortável, ser posição preservando os valores democráticos é difícil!
Foi-se o tempo em que um fio de bigode tinha valor absoluto para selar um compromisso, hoje é preciso assinar, apresentar testenhuma, ter um fiador, reconhecer firma, autenticar o documento e registrar em cartório.