Tuesday, August 23, 2005

Há vida ....

Os dias passam, e a superação dos momentos tristes acontecem através da celebração da vida que se faz presente o tempo todo ao nosso redor.
Há vida...
na flor que surge daquela orquídea que se cuida com carinho.
no sorriso descontraido de um filho diante de um programa de tv.
no abraço apertado e gostoso daquele que se ama tanto.
na boa notícia de um irmão distante.
no telefonema saudoso e caloroso da filha que estuda fora.
na música que nos acalenta.
na alegria dos primeiros passos de uma criança.
na esperança de melhores dias.
na presença constante de Deus no nosso dia a dia.
Viver intensamente cada dia saudando o que vier e valorizando o que se tem.

Saturday, August 20, 2005

Amor um ato de cumplicidade explícita

A notícia de ontem e com o que presenciei durante o sepultamento do "guerreiro", devinitivamente conclui que o Amor é um ato de cumplicidade explícita.
Amor não requer somente palavras certas e bonitas ditas nas horas certas, (embora saiba que é bom demais poder ouvi-las )é sobretudo o sentimento, as emoções transmitidas pelos gestos, pelos ar, pelo sorriso,pela lágrima, pela música.
A dor pela despedida de quem se vai, a coragem de querer assumir o seu lugar e a vontade impulsiva de querer acompanhá-lo são expressões mudas, claramente visiveis.
A minha compreensão da expressão "Dor de amor" depois de ontem, ampliou em dimensão e profundidade.

Friday, August 19, 2005

Grande guerreiro!

Vida!!!
Só percebemos quão valiosa é quando a morte se coloca a mostra. Hoje estou triste, a morte de alguém com quem convivi profissionalmente por um tempo, me abalou bastante principalmente pela forma com que tudo aconteceu.
Câncer doença triste que se impõe altiva frente a fragilidade de quem esta doente, por mais que este alguém se faça forte e este era certamente o seu caso.
Pra muitos alguém de temperamento forte e personalidade marcante, mais pra mim alguém de coração bom por debaixo da aparência intransigente. E creio que a minha simpatia era também correpondida, pelo carinho e atenção a mim dirigida, com até um certo privilégio porque esta não era a maneira usual com todos ,embora não houvesse indelicadeza mais sim gestos objetivos e secos.
No início quando soube da doença, fui categórica em afirmar que ele não daria mole pra ela, que ele iria lutar e reagir, que caso ela prevalecesse não o encontraria acabado.
De fato foi uma batalha dura que infelizmente ele perdeu, mais não paira dúvida de que foi um grande guerreiro.

Thursday, August 18, 2005

Porco não, displicente!

Por vezes me ponho a pensar sobre alguns fatos do dia a dia, que a princío são tão rotineiras que passam despercebidas. Ouro dia enquanto fazia uma faxina em casa a campainha tocou e fui atender, era uma moça apesar da aparência desleixada. Ela me pediu uma ajuda financeira em troca de um pacotinho de balas de goma por que segundo ela tinha sido abandonada pelo marido e estava desempregada, como não tinha dinheiro no momento e também por não acreditar muito não me dispus, no entanto minha consciência deu o alerta e lhe dei a algumas frutas que tinha pra que ela pudesse matar a fome pelo menos. Assim entrei com minha consciência tranquila e continuei a minha faxina. Faxina esta que incluia lavar a garagem e a calçada, quando iniciei esta etapa fiquei muito decepcionada a pessoa que havia ajudado, comera todas as frutas e deixará as cascas jogadas.
Aí pude encontrar uma justificativa plausível para o abandono do marido,ninguém consegue viver com alguém tão displicente, pra não dizer "porco", afinal o bichinho não merece!

Thursday, August 11, 2005

Que a justiça seja feita ....!

Justiça seja feita, temos ouvido tantas vezes as expressões; sinceramente, de coração, de peito aberto, não conheço, nunca ouvi falar, que me pego pensando o quanto devem estar lucrando as fábricas de lustra móveis e de óleos específicos pra madeira. Não tá entendendo! Nem eu!
Só o que me passa na cabeça é que algo precisa ser feito, pois nunca vi tanta cara de pau!
É certo que nem todos procedentes da mesma madeira, alguns de pinos, alguns de cedro, alguns de peróba, alguns de mogno, uns nobres outros nem tanto. Justiça seja feita todas de madeira!
Aliás, justiça palavra usualmente citada em larga escala em tempos de apurações e em tempos de crise. E aí, afinal o que é justiça?
Segundo o dicionário Aurélio, Justiça é a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência; virtude de dar a cada um aquilo que é seu.
As maiores questões ao se tentar relacionar tal conceito aos fatos é saber: O que é o melhor? O melhor pra quem? Aquilo que julgo ser o meu não necessariamente é o mesmo que recebo do outro! Virtude de dar pressupõe oportunizar?
Como conceber um único conceito interpretado e praticado de inúmeras maneiras?
Aja, lustra móveis pra argumentar tanta disparidade!!!!!!!!!

Tuesday, August 09, 2005

Reino do Jambo

Encontrei o reino do jambo, quase que por acaso. Tudo começou quando conheci uma amiga da minha filha. Por que Reino do Jambo?
O nome se deve aos frutos do jambeiro,árvore frutífera nada comum no nosso cotidiano. Frutos estes que se familiarizam com o tom da pele de seu povo.
Jambo fruta incomum que também qualifica a denominação da tonalidade viçosa da pele dos morenos; tonalidade que lhes acrescenta uma beleza impar e única e por isto os diferencia dos apenas morenos. É o acréscimo de um adjetivo especial que os qualificam como belos.
Assim como o fruto exótico e diferente seu povo é alegre, sorridente, espontâneo e único.
Como em todo reino que se preze tem sempre uma linda princesa, neste não é diferente.
A Princesa "Bela" ou "Bela" princesa como é mais conhecida, na verdade Isabela de nascimento tem em si a cor do jambo, alegria de seu povo, vivacidade e a coragem da juventude e sem dúvida carisma.
Com tantas qualidades me vi inerte quando a conheci, em pouco tempo já me fiz súdita tamanha simpatia, alegria e esperteza.
Quando a saudade aperta retorno ao reino do jambo pra ver a Bela princesa e sempre que possível resgata-la por uns instantes da corte toda que a cerca. Assim fiz neste fim de semana, passei na sexta feira para pega-la e somente a devolvi no sábado. Horas boas não tenho dúvida, alegria e risos a cada graçinha a cada sorriso. Que alegria pra todos nós daqui de casa! Como é bom poder constatar seus progressos e participar das suas conquistas!

Thursday, August 04, 2005

Pai?

Em breve estaremos comemorando o dia dos pais, mas afinal o que é ser pai?
Estranho perguntar assim, mais é preciso rever alguns conceitos, dentre eles a definição de ser pai.
Simplista seria dizer que pai é aquele que biologicamente contribui para a geração de um novo ser, mais a coisa não é tão simples assim, não é!
A extensão pela vida toda de um ato tão rápido que é fecundação, não é plausível. Então não podemos chamar de pai alguém que resume sua participação em míseros momento. E os que não participaram de tal momento mas respondem por toda uma extensão da existência do novo ser?
O que aparentemente se mostra simples na verdade é bem complexo, a palavra é pequena "PAI" mas tem em si uma vastidão de sentimentos e emoções.
Comemoremos o que de fato é não o que nos é imposto!

Monday, August 01, 2005

Pra sintonizar ....

Pra sintonizar ....
Sensível é ser capaz de entender o sentimento do outro, mesmo antes que ele o transforme em palavras. É se calar quando o silêncio se faz necessário pra deixar a poeira abaixar.
É não esperar por dias especiais e nem tão pouco por horas específicas pra dizer o quanto se ama.
Presentear pelo prazer de dar e pela alegria expressa de quem ganha.
Manter-se alerta quanto as necesssidades do outro, dispondo-se a ouvir com atenção o que ele tem a lhe dizer.
Sorrir sempre para aflorar no outro o gosto pela alegria, mesmo quando as coisas não anda bem.
Se fazer presente de corpo e alma na companhia de quem se sente só.
Falar a mesma língua mesmo quando não se domina o idioma.
Compartilhar, harmonizar pra ser possível sintonizar ...