Thursday, March 31, 2011

Diria que é olimpo...

E disse Éris, não fosse a cara de paisagem, diria que é humildade, ou sei lá semblante eterno de carência e submissão.
Conhecendo um pouquinho diria que é esperteza, afinal em terras da lei de Gerson papagaio come milho periquito leva a fama, respondeu Némesis sem pestanejar.
Não fosse tão real diria que é olimpo!

Wednesday, March 30, 2011

A arte da comunicação é o primeiro passo para o sucesso das relações.

A forma com que nos comunicamos e manifestamos nossos sentimentos, desejos e opiniões, pode ser avaliada pelas conseqüências que produzem e influenciam o comportamento dos que nos cercam. Uma comunicação eficiente e consciente evita problemas e conflitos futuros além de fortalecer a qualidade das relações.
Aprender a se comunicar é tão fundamental quanto aprender a ler e escrever. Para que a comunicação seja eficiente é necessário o autoconhecimento, pois é ele que nos permite emitir opiniões, solicitar esclarecimentos, falar com segurança, expressar nosso conhecimento e admitir o não saber.
Falar e escrever com objetividade traduz segurança e um raciocínio objetivo e conciso, o contrário, revela insegurança, confusão mental, falta de estruturação dos conceitos e pode levar a não observância e a incredibilidade do que se comunica.
Além da oralidade nos comunicamos através de nossa postura, do olhar, dos gestos e do tom de voz.
Toda ação de comunicação é precedida de intenções, tanto de quem a faz como de quem a recebe. A coerência ou não entre o que se fala e o que se expressa é foco de observação e susceptível as intenções e interesses. A observação leva ao desenvolvimento da criticidade e nos tira da passividade e da subserviência.
A divergência de opiniões é saudável quando pauta de discussões maduras que nos fazem crescer como pessoas enquanto que a passividade consentida nos faz obedientes e inexpressivos. A confiança e a boa comunicação são fundamentais para fortalecer as relações.

Wednesday, March 23, 2011

Você tem medo de quê?

Todos nós somos cercados por medos e temores, sentimentos que muitas vezes ultrapassam a razão e bloqueiam o raciocínio.
Temos medo do desconhecido, da ameaça, do abandono e da perda do controle. Controle! Objeto de desejo da ambição, da radicalização, da insegurança e tantos outros.
O medo não é de todo ruim, ele nos mantém alerta sobre situações de risco e de perigo iminente. Esta é uma reação normal e útil para a nossa preservação, porém se não dominada pode ser a fonte de desequilíbrios comportamentais.
E os desequilíbrios nos levam a loucuras; tudo depende de como vemos os fatos e de como nos sentimos em relação a eles.
Necessitamos nos sentir no centro dos processos, dos fatos e da história e diante a ameaça voltamos para nós mesmos num movimento de tudo ou nada, acendemos nosso pisca alerta interno e ativamos nosso código Alerta! Alerta!
E aí dependendo de quem se trata o alerta desperta o eu animal através da insensatez e da estupidez.

Tuesday, March 22, 2011

Bullying

Quando penso que já vi e ouvi de tudo tomo consciência de tudo só esta começando, é certo que é o velho de cara nova...
Mudam-se os tempos, renovam-se os protagonistas mais a história é sempre a mesma.
As pessoas se espantam com a mais nova história de bullying envolvendo os garotos australianos, mais afinal o que isto tem de novo?
Todos os dias somos assediados por atitudes preconceituosas, chamadas abusivas pra zona de conflito e atitudes imperativas explícitas ou veladas.
A diferença talvez esteja na necessidade da reação social ao fato, do politicamente correto.
Numa sociedade altamente competitiva isto não é novo, é apenas uma infeliz e desesperada ferramenta de se manter no controle.
Deixemos a hipocrisia de lado, onde ficou o bom dia não dito propositalmente aos desafetos; onde ficou o elogio e o reconhecimento a alguém competente que ousou executar antes de nós aquela brilhante idéia que insistimos em dizer que foi nossa; onde ficou o sorriso singelo quando sorrimos forçados pra agradar aqueles de quem dependemos; onde ficou as desculpas sinceras quando precisamos nos amparar em justificativas racionais para uma grosseria gratuita; onde ficou a informação omitida intencionalmente para nos favorecer.
Onde foi que nos escondemos de nós mesmos para assumir o eu que somos aos outros?

Thursday, March 10, 2011

Carnaval ... dias de hibernação

A chuva insistiu durante os dias de carnaval, mais nem por isso deixei de curtir as coisas que gosto.
Carnaval gastronômico com direito a ingestão de muitas calorias e arrependimento futuro.
Dias adoráveis em família, com direito a mimos e dengos.
Hibernação com episódios de House, Law & Order e os filmes O discurso do Rei e Bruna Surfistinha.
O discurso do Rei é um filme interessante destaca o método pouco convencional do terapeuta Lionel Logue interpretado por Geoffrey Rush, no tratamento da gagueira do Rei George VI interpretado por Colin Firth, relata a construção de uma relação de respeito mútuo e amizade.
O filme Bruna surfistinha... bem, deixa esse pra lá... prefiro não comentar

Thursday, March 03, 2011

Alegria! Alegria!

Carnaval chegando!
Seja lá qual for a intenção, pular ou descansar é muito bom ter uns dias de descanso.
Cobrir-se ou despir-se das máscaras do cotidiano pra deixar fluir a alegria.

Que venha a alegria!