Thursday, April 28, 2011

Interpretando a realidade ...

A percepção da realidade é realmente algo muito pessoal, esta estritamente ligada aos conceitos que as pessoas construiram ao longo de suas histórias, esta sujeita as escolhas, aos valores, aos sentidos e aos conhecimentos adquiridos.
O que pra mim é inaceitável para os outros pode ser aceitável e até ser um instrumento de se chegar onde se quer, onde se deseja. As verdades não são absolutas.
O termo realidade inclui tudo o que é, seja ou não perceptível; sem condicionantes, parece simples, mas não é. A mente humana lê e interpreta a realidade segundo o ótica de quem vê. Quando interpretamos um fato isolado de seu contexto podemos incorrer num erro de julgamento, porém quando conhecemos o processo por inteiro podemos chegar a conclusões muito interessantes.
O povo é sábio quando afirma que decidir com a cabeça quente pode ser um erro fatal, o mehor é aguardar a poeira abaixar para pensar melhor.
A grande questão é que a visão, no sentido biológico, com o tempo perde sua nitidez e requer a consciência de que é necessária ajuda externa, assim também a visão da realidade e do mundo requer o reconhecimento das limitações e a admissão da ajuda alheia.
Cego não é aquele que não vê, são os que não querem e não admitem a cegueira na interpretação dos fatos.

Sunday, April 17, 2011

Sorriso franco.

Por mais que nos esforcemos pra conhecer aqueles que nos cercam, mais nos impressionamos com a capacidade de dissimulação, de representação e de artimanha. O ser humano é um artista por natureza, finge tão bem que chega acreditar na pureza e nobreza do que finge...
Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade... (A fita métrica do amor - Martha Medeiros)
Quero mais que fitas métricas, quero a régua da retidão, a palavra do coração e sentimentos límpidos daqueles que se fazem grandes na amizade e no sorriso franco.

Monday, April 11, 2011

Tantos motivos pra te amar

Alguns dias são realmente especiais.
Hoje é um desses dias!
Construimos nossa história partilhando momentos com quem amamos e com quem admiramos. Minha história não seria a mesma sem minha família, sem minhas conquistas, sem minhas grandes alegrias e até sem minhas dores.
É muito bom ter o que e com quem comemorar.
Agradeço diariamente pela minha história e pela minha vida.
Obrigado minha filha pelos momentos especiais, pelo orgulho infinito que tenho da linda mulher que você se tornou.
Linda em seus princípios, em seus valores e em suas conquistas.
Parabéns pelo aniversário!

Thursday, April 07, 2011

É preciso repensar a escola, mais que ensinar é preciso educar!

Violência na, da e para a escola é assunto que gera muita divergência, dependendo da área de quem discute os argumentos também diferem, podendo perpassar das questões de patologias psiquiatras e psicológicas a questões estruturais e econômicas.
Desde sempre o Homem exerceu e foi alvo de violência.
O fato é que a violência na, da e para a escola é uma realidade inegável e não é um fenômeno novo.
A sociedade tem sido indiferente, embora momentaneamente encontremos certa comoção, com os socialmente desvaforecidos e frágeis, que muitas vezes adotam condutas violentas como forma de proteção e/ ou imitação num ímpeto de sobrevivência. Esse fenômeno tem assumido grandes proporções e a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.
A organização pedagógica da escola deveria ser o pilar para a prevenção dos problemas relacionados com o abandono, indisciplina, discriminação, preconceito e violência, para buscar contribuir para a formação da cidadania e para uma sociedade mais justa e igualitária. Deveria, mas infelizmente nem sempre é!
Na escola as relações se estabelecem, se fortalecem, falecem e renascem continuamente e estas relações estão carregadas de sentimentos, emoções e as tensões internas dos indivíduos. A realidade é que as escolas não estão preparadas para enfrentar a complexidade das relações e dos sentimentos implícitos nas mesmas, nem tão pouco para os conflitos pessoais e profissionais que possam derivar desse convívio.
A violência é um problema social que está presente dentro das escolas, manifestada de várias formas entre todos os envolvidos no processo educativo, alunos, professores, especialistas e demais funcionários. Nas escolas, as relações do dia-a-dia deveriam primar pelo respeito ao próximo, através de atitudes que levassem a mudanças qualitativas, à amizade, harmonia e integração, buscando atingir os objetivos da função maior que é educar.
Medidas de segurança, como gradeamento, vigilância e policiamento, a médio ou longo prazos, não são suficientes nem atingem os pontos centrais do problema da violência na escola, é preciso investir na qualificação dos profissionais da educação, é preciso valorizar os especialistas.

Tuesday, April 05, 2011

Coragem

Coragem, Coraticum do latim medieval, essa palavra tem coração, mente e alma.
Mulher denunciou execução que acabara de presenciar em cemitério, ligou para o 190 para fazer a denúncia enquanto os atiradores (policiais) ainda estavam no local. O atendente pergunta se ela consegue ver o prefixo ou a placa da viatura e prontamente ela passa as informações.
Ao perceber a presença de testemunha, os atiradores a abordam e ela enfrenta os mesmos questionando o que acabara de presenciar.
Graças a seu ato de bravura os envolvidos foram presos.
Mulher coragem...
Coragem … firmeza de espírito, energia diante do perigo; ânimo; valentia e perseverança.
A coragem existe, ela só não aflora por que deixamos que o medo nos controle e permitimos que a omissão nos mantenha na zona de conforto.

Monday, April 04, 2011

Invisibilidade

Assim como todos os dias..
Bom dia, tudo bem?
Tudo e você?
Tô levando...
Você parece meio chateado.
É nem todo mundo dá bom dia. Tem gente que passa e acha que somos um poste. Sabe, mesmo que passe do nosso lado, desvia e faz questão de não nos ver.
Calei-me, não tinha o que dizer. A única coisa que me ocorreu foi me desculpar pela ignorância alheia.
Passei o dia chateada, pensando...
O conceito de invisibilidade social tem sido aplicado para descrever a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, pelo preconceito ou pela necessidade de afirmação de quem ignora o outro.
Ser invisível é sofrer a indiferença, é não ter importância.
Essa discriminação está cada vez mais presente no nosso dia a dia e o pior de tudo é que já esta sendo encarada como natural.

Friday, April 01, 2011

Estradas, ruas e vielas.

Ao fazer sua caminhada diária, ele conheceu todas as estradas, ruas e vielas do percurso.
É certo que as coisas mudam, elas ganharam novas cores, novos moradores, novas árvores, novos caminhantes, mais não deixarão de ser as mesmas.
Durante a caminhada, observava, foi traçando os caminhos e se fez conhecedor.
O caminho aos poucos ia sendo desvendado, podia ele caminhar de olhos vendados e ainda assim seria capaz de ir e vir.
A paciência e a observação lhe dera propriedade sobre o caminho assim como sobre a postura do caminhar e as vantagens para os hábitos saudáveis.
Por onde passava reconhecia a história contida nos detalhes, nas fachadas, nos portões e nos quintais, não deixava de pensar nos saberes exigidos nas construções, nos traçados, nos rostos. Arquitetura, engenharias, sociologia, psicologia, história, geografia e tantas mais.
Sabedor, a cada passo compassado, respiração equilibrada mantendo o ritmo sem pressa, sem euforia e sem teimosia.
A cada dia novos adeptos, frenéticos e compulsivos, frequentes e ocasionais, tímidos e aventureiros, pensadores e fazedores, alguns simpáticos outros nem tanto construindo seus caminhos, cada qual com seu saber, cada qual com seu valor.
Ao caminhante pensante não cabe desabor da condução do não observador.