Tuesday, June 28, 2011

Evoluir é inerente

A vida é uma busca constante. Vivemos a procura da satisfação pessoal e profissional e por vezes nos vemos em trilhas que levam a pequenas satisfações e até mesmo a frustrações quando nossos objetivos não atingem os patamares desejados.
Desde muito pequenos queremos a proteção dos que nos são exemplos e nos pautamos nestes para galgar passos em direção do que acreditamos ser a felicidade.
Construímos nossos valores e crenças respaldados pelo ambiente em que nascemos e nos criamos e os lapidamos durante nossa jornada. Afinal evoluir é inerente ao ser humano. Enxergamos a evolução em concordância com aquilo que acreditamos ser o melhor pra nós no momento, o que não invalida reflexões e reconduções no decorrer do percurso. Certamente as reflexões e as reconduções são necessárias se considerarmos que a cada momento estamos aprendendo e amadurecendo com as diversas interações que tecemos no dia a dia. Cabe-nos a humildade e a sabedoria, para refletir sobre as nossas ações,retroceder se necessário, avaliar e reavaliar continuamente, pois nenhuma verdade é absoluta e nada dura para sempre.

Wednesday, June 15, 2011

Pro-atividade x Reatividade

Muito se tem falado de pro-atividade como característica apreciada no meio profissional e pessoal, porém é importante saber que iniciativa em si não se constitue em pro-atividade.
O termo pro-atividade procede do Latim e é composto por duas palavras “pro”, que significa “antes” e “actividade”, de “activitas”, “activitatis”que significa “faculdade de realizar”, “diligência”, “eficácia”.
Pro-atividade é a capacidade de tomar iniciativas, ou seja pensar e agir antecipadamente assumindo a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam.
O pro-ativo esta constantemente buscando novas oportunidades e novos conhecimentos, agindo com objetivos definidos e orientados a resultados, prevendo as dificuldades e as formas de superá-las, são perseverantes e esforçados. O pro-ativo está sempre se informando, se adaptando, extrapolando suas funções, adicionando coisas positivas, evitando a todo custo a ociosidade, a distração e o puxa saquismo.
Porém não basta sair por aí dando palpites em tudo, pois quando não existe conhecimento sobre o foco dos palpites ou sugestões deixa de ser pro atividade e passa a ser oportunismo, tem que ser capaz de transformar ideias em ações.
Pro-atividade não tem nada a ver com hiperatividade. Ser pro-ativo não significa atuar de forma impulsiva e inconsequente, deixando-se levar pelas circunstâncias. As pessoas que tem o hábito da pro-atividade não são agressivas, arrogantes ou insensíveis.
Ao contrário, as pessoas reativas, aquelas que reagem a um acontecimento, constroem sua vida emocional, pessoal e profissional em torno do comportamento dos outros, da visão que os outros fazem a seu respeito ou da situação onde estão inseridos, permitindo ser dominado pelos acontecimentos e situações externas. A pessoa reativa espera pelo acontecimento para só então tomar alguma atitude (habitualmente depois de receber aval de alguém). O reativo espera que se tomem decisões e depois cumpre o que foi mandado. Não questiona, roda o tempo todo numa tentativa de se fazer presente e necessário enquanto aguarda a próxima ordem.
O pro-ativo interage com os fatos, fazendo o que é necessário, assumindo a responsabilidade, mesmo que ninguém lhe tenha designado ou dado permissão.
O pro-ativo se apresenta, opina enquanto que o reativo se omite e obedece.

Monday, June 06, 2011

Apostar em mim

Não tenho certeza de nada, então me faço aprendiz.
Não me vejo melhor nem pior, apenas mais experiente.
Experiência que insiste em tentar me conduzir a querer viver de forma tranqüila e
construtiva envolta em uma necessária serenidade que possa me garantir qualidade.
Depois de muita batalha e criar os filhos estou aprendendo a não me estressar, dar tempo aos outros, ser tolerante e a não somatizar o que não posso mudar...
Investir e apostar em mim é o que estou fazendo, toda semana massagem linfática e relaxante, quinzenalmente sessão de terapia, caminhadas e muita vontade de viver.
Tô adorando me descobrir novamente, ter um tempo pra mim e programar os próximos investimentos, quem sabe uma repaginada!

Thursday, June 02, 2011

Cedo ou tarde...

Algumas frases são celebres, transcendem o tempo e retratam a realidade em qualquer espaço e circunstância.
“Cedo ou tarde, todos nós temos que nos apresentar ao banquete das conseqüências”,
autoria de Robert Louis Balfour Stevenson (1850-1894), novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour.