Friday, October 22, 2004

Reconhecer um mineiro

Reconhecer um mineiro não é tarefa difícil, basta observar o jeito manso de falar as suas verdades através das suas hístorias. Ao contrário do que muitos pensam, mineiro não têm nada de bobo, pensa e fala o que quer sem grandes reboliços, utilizam de todas as manhas quer com palavras, gestos, caras e bocas e olho no olho. Preservam sempre o jeitão simples, cultivam e alimentam a origem caipira assumindo um ar de aprendiz eterno.
Ontem assisti uma apresentação de "Rubem Alves" no shoping da cidade onde moro e adorei vê-lo e ouvi-lo, pude comprovar mais uma vez que minha tese de que mineiro é inconfundível. Para reconhecer um mineiro basta observar alguns passos;
A aparência; sem descuido, simples e básico, tranquilo e harmônico ou seja aquilo que veste e mostra é coerente com o que é, pois as possibilidades de erros e gafes é menor.
A comunicação; fala sempre na primeira pessoa,usando de suas próprias experiências para ilustrar aquilo que não pode deixar de dizer, deixa sempre uma mensagem (assim como nas fábulas), sábios são aqueles que captam a mensagem. Enfim adora um dedo de prosa e um bom causo!
A atitude, orgulha-se das raízes, mencionando-a sempre, mantendo uma postura humilde (não submissa). Quando se sente aceito porta-se como se estivesse em casa. Agradece sempre porque considera que aprendeu mais do que ensinou.
Para mineiro, passa boi passa boiada e a mineirice se mantêm.
A propósito, Rubem Alves é mineiro

No comments: