Wednesday, March 30, 2011

A arte da comunicação é o primeiro passo para o sucesso das relações.

A forma com que nos comunicamos e manifestamos nossos sentimentos, desejos e opiniões, pode ser avaliada pelas conseqüências que produzem e influenciam o comportamento dos que nos cercam. Uma comunicação eficiente e consciente evita problemas e conflitos futuros além de fortalecer a qualidade das relações.
Aprender a se comunicar é tão fundamental quanto aprender a ler e escrever. Para que a comunicação seja eficiente é necessário o autoconhecimento, pois é ele que nos permite emitir opiniões, solicitar esclarecimentos, falar com segurança, expressar nosso conhecimento e admitir o não saber.
Falar e escrever com objetividade traduz segurança e um raciocínio objetivo e conciso, o contrário, revela insegurança, confusão mental, falta de estruturação dos conceitos e pode levar a não observância e a incredibilidade do que se comunica.
Além da oralidade nos comunicamos através de nossa postura, do olhar, dos gestos e do tom de voz.
Toda ação de comunicação é precedida de intenções, tanto de quem a faz como de quem a recebe. A coerência ou não entre o que se fala e o que se expressa é foco de observação e susceptível as intenções e interesses. A observação leva ao desenvolvimento da criticidade e nos tira da passividade e da subserviência.
A divergência de opiniões é saudável quando pauta de discussões maduras que nos fazem crescer como pessoas enquanto que a passividade consentida nos faz obedientes e inexpressivos. A confiança e a boa comunicação são fundamentais para fortalecer as relações.

No comments: