Thursday, April 07, 2011

É preciso repensar a escola, mais que ensinar é preciso educar!

Violência na, da e para a escola é assunto que gera muita divergência, dependendo da área de quem discute os argumentos também diferem, podendo perpassar das questões de patologias psiquiatras e psicológicas a questões estruturais e econômicas.
Desde sempre o Homem exerceu e foi alvo de violência.
O fato é que a violência na, da e para a escola é uma realidade inegável e não é um fenômeno novo.
A sociedade tem sido indiferente, embora momentaneamente encontremos certa comoção, com os socialmente desvaforecidos e frágeis, que muitas vezes adotam condutas violentas como forma de proteção e/ ou imitação num ímpeto de sobrevivência. Esse fenômeno tem assumido grandes proporções e a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.
A organização pedagógica da escola deveria ser o pilar para a prevenção dos problemas relacionados com o abandono, indisciplina, discriminação, preconceito e violência, para buscar contribuir para a formação da cidadania e para uma sociedade mais justa e igualitária. Deveria, mas infelizmente nem sempre é!
Na escola as relações se estabelecem, se fortalecem, falecem e renascem continuamente e estas relações estão carregadas de sentimentos, emoções e as tensões internas dos indivíduos. A realidade é que as escolas não estão preparadas para enfrentar a complexidade das relações e dos sentimentos implícitos nas mesmas, nem tão pouco para os conflitos pessoais e profissionais que possam derivar desse convívio.
A violência é um problema social que está presente dentro das escolas, manifestada de várias formas entre todos os envolvidos no processo educativo, alunos, professores, especialistas e demais funcionários. Nas escolas, as relações do dia-a-dia deveriam primar pelo respeito ao próximo, através de atitudes que levassem a mudanças qualitativas, à amizade, harmonia e integração, buscando atingir os objetivos da função maior que é educar.
Medidas de segurança, como gradeamento, vigilância e policiamento, a médio ou longo prazos, não são suficientes nem atingem os pontos centrais do problema da violência na escola, é preciso investir na qualificação dos profissionais da educação, é preciso valorizar os especialistas.

3 comments:

Anonymous said...

I just added your blog site to my blogroll, I pray you would give some thought to doing the same.

Eulalia said...

Thanks for adding my blog.I appreciate.Can you give me your blog to me adding it?

Anonymous said...

Oi é a 3ª vez que encontrei o teu espaço online e gostei muito!Espectacular Projecto!
Até à próxima