Thursday, April 28, 2011

Interpretando a realidade ...

A percepção da realidade é realmente algo muito pessoal, esta estritamente ligada aos conceitos que as pessoas construiram ao longo de suas histórias, esta sujeita as escolhas, aos valores, aos sentidos e aos conhecimentos adquiridos.
O que pra mim é inaceitável para os outros pode ser aceitável e até ser um instrumento de se chegar onde se quer, onde se deseja. As verdades não são absolutas.
O termo realidade inclui tudo o que é, seja ou não perceptível; sem condicionantes, parece simples, mas não é. A mente humana lê e interpreta a realidade segundo o ótica de quem vê. Quando interpretamos um fato isolado de seu contexto podemos incorrer num erro de julgamento, porém quando conhecemos o processo por inteiro podemos chegar a conclusões muito interessantes.
O povo é sábio quando afirma que decidir com a cabeça quente pode ser um erro fatal, o mehor é aguardar a poeira abaixar para pensar melhor.
A grande questão é que a visão, no sentido biológico, com o tempo perde sua nitidez e requer a consciência de que é necessária ajuda externa, assim também a visão da realidade e do mundo requer o reconhecimento das limitações e a admissão da ajuda alheia.
Cego não é aquele que não vê, são os que não querem e não admitem a cegueira na interpretação dos fatos.

No comments: