Sunday, October 02, 2005

A liberdade é precedida pela justiça

Sabe quando algumas frases ou idéias quando ouvidas ficam martelando em nossa cabeça, parece que caem na nossa frente e passam diante de nosso nariz. Martelam mais ainda quando o que se ouve vem de encontro com o que se pensa, como que confirmando com credibilidade, dependendo do autor da mesma, de que em nós há inteligência. Dá uma sensação de que nem tudo está perdido!
A liberdade é precedida pela justiça, não há liberdade literalmente se não houver justiça, assim pensava Rui Barbosa e orgulhosamente assim penso eu. Se muitos pensassem assim não haveria necessidade intensa de programas socias, por que certamente não haveria necessidade de correções de distorções.
Consequentemente as tão sonhadas aspirações de educação de qualidade, saúde para todos, distribuição justa de renda, segurança e qualidade de vida deixariam de ser utopia.
E nem ao menos haveria a necessidade de referendo sobre a comercialização de armas de fogo e munições, por que a segurança e as oportunidades seriam iguais e primordialmente justas.

No comments: