Monday, January 31, 2005

Aprendi mais do que ensinei, trouxe mais do que levei !

Compartilhar da alegria e do orgulho de um pai (meu irmão) no casamento de uma filha (minha sobrinha) foi uma experiência emocionante. Reconhecer a sensibilidade dele em perceber o nervosismo da filha e se fazer presente protegendo-a, partilhando a emoção; conduzindo-a até o altar tranquilizando-a com um braço firme,olhar comtemplativo e palavras afetuosas foi uma cena muito bonita, daquelas que ficam na memória.
Poder testemunhar a sensibilidade masculina, muitas vezes mantida em segredo e até renegada em sua mais pura face é fantástico. Apesar de já de ante-mão atribuir a este irmão esta grande qualidade, foi muito bom constatar que o tempo e as circunstâncias adversas que a vida muitas vezes nos impõe não sufocou sua capacidade de se emocionar, pelo contrário lapidou o que já era bonito tornando belo.
Uma bela cerimônia de casamento, com direito a muita emoção, orgulho dos pais.
Por falar em belo, amor, alegria e emoção finalmente pude conhecer um sobrinho neto (isto mesmo!), lindo de 6 anos que com todas as suas dificuldades motoras e verbais, tornou-se o mestre litaralmente para toda a família. Com ele aprendemos o real valor do sorriso, o real significado da força de vontade e o incrível poder da superação além de descobrirmos que a alma é bela e colorida. Tudo isto com direito a lição de casa.
Aprendi mais do que ensinei, trouxe mais do que levei !!!!!!!!
Somei mais do que dividi, multipliquei mais do que subtraí, essencialmente cresci!
Conviver com a família durante estes treis dias foi gratificante, rever quem há muito não se via e aqueles com quem podemos estar mais vezes, conversar, ouvir lorotas, rir ou simplismente estar perto e sentir a presença, nos torna mais irmãos, mais carne da mesma carne, mais sengue do mesmo sangue.
Preserva-se a raiz, ramifica-se o tronco, surgem novos frutos, contudo todos alimentam-se do mesmo solo.

http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/miroelele/my_photos

Friday, January 28, 2005

O amor esta na moda.

É bom saber que em tempos tão conturbados ainda há pessoas que acreditam em casamento, assim como eu (não necessariamente nas formalidades) principalmente na relação a dois. Pois é, logo mais a noite uma sobrinha de 20 anos irá se casar, e como tia coruja quero participar de perto e torcer muito para que seja uma decisão acertada e que seja o início de uma bela construção. Um ato de coragem e confiança em tempos de tanta insegurança.
Excelente oportunidade para rever irmãos, sobrinhos e sobrinhas que há muito não vejo,fortalecer nossos laços e colocar a conversa em dia.
Legal constatar que o amor esta em alta, esta na moda e que vale a pena se arriscar por ele!

Tuesday, January 25, 2005

Vocabulário "economês"

Como é difícil entender todo esse vocabulário "economês" e os resultados otimistas divulgados, que aos nossos olhos não passam de imaginação e alucinação daqueles que o fazem, justificando as fortunas que recebem. Diante de grandes manchetes "Desemprego cai ..., Salários registram aumento de ... %, tem-se a impressão de que vivemos em outro mundo, ou quem sabe com muita sorte em outra dimensão, pois o que se vive não é bem isto e aí tudo parece contradição.
Assim não há saída, a conclusão a que somos induzidos pelos fatos a chegar é de que tem algo errado,alguém esta ficando com a minha parte.
Sei que não estou sozinha nesta constatação, o texto abaixo mostra bem a realidade do dia-a-dia.
"É sob a chuva que as diferenças aumentam...
Nem a chuva é democrática! Afinal de contas, os ricos, bem aventurados, sempre serão privilegiados! Eles têm carros potentes, muito bem vedados, eles têm casas de bases sólidas, em lugares super bem planejados. Os pobres, andam sob a chuva, molhando os pés, rezando para a casa, que demorou anos para ser construída - sem muito planejamento, não cair..." (www.juntandooscacos.blogger.com.br)
Portanto se alguém achar o meu emprego, o meu salário, o meu carro ..., me dê um alô e se por ventura achar também uma indicação não faça cerimônia, afinal não é por falta de escolaridade nem de qualificação.


Monday, January 24, 2005

Choque térmico cultural

Um fim de semana cultural em São Paulo, visita a Pinacoteca e ao Masp, pode resultar em vários pontos reflexivos que sinteticamente podemos agrupar em oportunidade de conhecimento e no reconhecimento de que tais oportunidades não estão disponíveis a todos.
Nada como um choque térmico cultural para reativar a sensação que ainda se tem muito a aprender e reavivar a chama da inquietude pelo saber. É dar um banho frio na pretensa noção de sabichão derrubando qualquer tese do "tá se achando". Fantástico! Adorei embora um certo misto de sentimentos se façam presentes, alegria pela oportunidade de enriquecimento e tristeza pela nítida sensação de ignorância.


Friday, January 21, 2005

Ah! eu quero amarelo, alaranjado, terracota, azul ...

Cresceram os alfaces, as couves, a cebolinha e o almeirão mas apesar disto as folhas estão feias e o sol ainda está de férias. Pra todo lado que se olha é água e mais água, é água em pé e água deitada, é água corretente é água parada.
O bolor está a postos e convocou o mofo pra conquistar gavetas, armários e quintais.
Já pedi ao sol que retorne. Já coloquei ovo para santa clara é nada! Se precisar vou colocar mais um, (nestas horas não se pode economizar) e envocar com força pra ela clarear, iluminar e sobretudo secar, afinal não se vive só de verde, mesmo que sejam tons sobre tons. Ah! eu quero amarelo, alaranjado, terracota, azul ...



Wednesday, January 19, 2005

Chuva é legal para fazer crescer pé de alface...

Chuva é legal para fazer crescer pé de alface mais em gente o sintoma é diferente, primeiro você não consegue sair de casa e começa a abrir a boca sem parar, depois fica mole e com preguiça aí não tem remédio o bolor é inevitável. Antes que todo o processo se instale é melhor tomar um bom banho pra despertar, um cafézinho quente ajuda e procurar alguma coisa para fazer, quem sabe ouvir uma música legal, um bom filme com pipoca, ligar pra alguém ou até mesmo arrumar aquela gaveta que há muito tempo não sabe o que é organização. Aja gaveta!!!!! pra tantos dias de chuva!!!!!!!!!
O antídoto para qualquer tipo de bolor sem dúvida nenhuma é a reação, agir e agir novamente, ação + ação, nem os fungos resistem.

Monday, January 17, 2005

Fim de férias

Contemplar a natureza é instintivo, natural e espontâneo quando se tem raiz mineira na história. Retornar para casa com os filhos após alguns dias longe deles e ainda por cima ter a oportunidade de ver as belas montanhas de minas é bom demais.
Fim de férias, um tanto quanto curtas e conturbadas é verdade, mas de grandes momentos de aprendizagem!

Friday, January 14, 2005

Tsunami d´alma

Reações solidárias desencadeadas pela tragédia, causada pelo Tsunami estão presentes em todos os noticiários, atitudes louváveis e fraternas .
Uma onda de atitudes virtuosas, mas que infelizmente, acabam sendo literalmente como uma "onda", pois emergem mediante a desolação num determinado espaço num tempo específico até onde à memória permanece ativa, quando o onda atinge seu ápice inicia a recuada, de volta aos próprios umbigos. E tudo volta a ser como antes, valores equivocados, cultura do egoísmo, desigualdades acentuadas, materialismo exacerbado.
Que pena que é preciso catástrofes para o homem acordar e perceber que o mundo é maior e que vai além do seu próprio umbigo. Mais até quando o estado de alerta vai durar?
É preciso Tsunami d´alma para remover e varrer os falsos valores, começar de novo, ver no outro a extensão de si mesmo.

Tuesday, January 11, 2005

De médico e louco todo mundo tem um pouco!

Coincidências acontecem o tempo todo, mas nem sempre estamos atentos a elas. Observamos melhor quando estamos mais sensíveis e avaliamos de acordo com nossa necessidade de encontrar sinais, pistas que nos levem a soluções ou reforcem nossa tese de que estamos no caminho certo. Mencionei anteriormente uma frase que ouvi, que ficou martelando em minha cabeça, pois bem no dia sequinte recebi um e-mail com a mesma frase "Não diga a Deus que tem um grande problema diga ao problema que tem um grande Deus".
Buscar explicações racionais para as coincidências é a primeira hípotese a ser testada, pois temos o hábito de buscar justificativas plausíveis pra tudo, por que muitas vezes (na maioria delas) queremos estar no controle. A simples idéia de que não detemos o comando nos assusta. Coincidência ou não, continuo buscando explicações e se as encontro me saceio, se não as encontro admito a pista e os sinais.
De médico e louco todo mundo tem um pouco!

Saturday, January 08, 2005

Dia diferente

Passeando pelos canais de tv hoje de manhã,em um dos programas (que não consigo me lembrar qual!. Ouvi uma frase que ficou martelando "Não diga a Deus que tem um grande problema diga ao problema que tem um grande Deus" e resolvi dizer isto mesmo e ainda o fiz de boca cheia pra não pintar dúvida. Não sei dizer que desencanei, relaxei ou aliviei, mas o fato é que apartir disto meu dia ficou diferente.
Aproveitei o dia e realizei um sonho de consumo, visitei aquela liquidação anual de um magazine e comprei um DVD.
Por falar em realizações, os que passarem por aqui já podem deixar seus comentários sem nenhuma complicação. Afinal, as opiniões são importantes.

Thursday, January 06, 2005

Começo de ano conturbado!

Eta, começo de ano conturbado! Começamos bem 2005, espero que o decorrer do mesmo possa recompensar toda tensão deste início. Aprendemos muito em tão pouco tempo.Depois do susto, agora é hora de correr atrás de exames e mais exames para encontrar a solução. Como diriam meus pais "pra tudo tem um jeito", como diz meu marido, meu grande companheiro "para todo problema existe sempre uma solução cabe a nós encontrá-la", assim já a estamos buscando. Sei que vamos achá-la! Afinal, não há espaço para desânimo, lamentações e queixas.
Somos imensamente gratos as nossas origens, pois desde cedo aprendemos o real sentido de família, os laços que a unem, os sentimentos que nos aproxima, a alegria da convivência e a presença (física e espiritual)constante nas horas boas e também nas difíceis.
Como é bom perceber que o tempo passa e os laços se mantêm intactos! Nada melhor que uma família mineira! Solidária, alegre, otimista e amorosa.
Viver bem é aprender sempre e evoluir constantemente.

Wednesday, January 05, 2005

Gratidão imensurável

Nunca o ditado de que "não se pode prever o futuro" e de que "o futuro a Deus pertence" foi tão intensamente vivenciado quanto neste dia 2 de janeiro. Diante do fato ( crise convulsiva ) tão inesperado com um filho plenamente saudável a perplexidade toma conta, o medo se estabelece e a dor é incalculável. A vontade de assumir a dor e o pânico daquele que amamos tanto é imediata e avassaladora, como se pudessemos poupá-lo e protege-lo de tal sofrimento (Oh Deus, como gostaria de ter este poder !!!! )
E sem dúvida nenhuma a crise gera o caos, confunde os pensamentos, estabelece as dúvidas, balança os conceitos e nos faz "remoer" as lembranças em tempo integral buscando explicações para tão absurdo acontecimento. Num momento tão complexo e confuso a manifestação de solidariedade e carinho é que da forças para a busca de se restabelecer o equilíbrio.
Solidariedade teórica é muito bonita mas solidariedade espontânea é valiosa e não tem idade, nos remete a gratidão imensurável. Como sou grata pelos sentimentos solidários e fraternos , apreensão dividida e fundamentalmente a dor compartilhada.