Sunday, February 27, 2005

O bom observador é um ótimo ouvinte ...

Nada mais atual do que o antigo ditado, "em boca fechada não entra mosca". Então o melhor é pensar muito, aliás pensar além de nos possibilitar a análise também é um forte estímulo para sermos ouvintes e observadores.
Quem fala muito sem análise prévia, mesmo sem querer responsabiliza-se pelo que fala e acima de tudo nutre o poder crítico daqueles que ficam a espreita das falhas do locutor. Esta é uma das vertentes da competição acirrada pela gana em obter poder e prestígio!
O bom observador é um ótimo ouvinte e um ávido crítico.

Thursday, February 24, 2005

Aja articulação mental para entender tudo isto!

Por mais que busquemos entender algumas coisas, as vezes é muito difícil porque é tão contraditório.
Ontem ouvindo o noticiário, me daparei com o dado de que um presidiário no estado de São Paulo custa em torno de 700 reais por mês aos cofres públicos, incluindo segurança, alimentação, pessoal e outros.
Imediatamente, de forma inconsciente, elaborei a relação entre o salário mínimo do trabalhador cerca de 300 reais.
Lamentável concluir que um presidiário, têm cama, alimentação, cuidados médicos ou seja um custo fixo independente se produz ou não, enquanto que o trabalhador quando produz alimenta-se precariamente, nem sempre têm cama e teto e muito menos cuidados médicos, quando improdutivo por desemprego (milhões de pessoas) depende da solidariedade alheia ou morre como indigente.
E enquanto isto , vem aí o aumento dos deputados.
Aja articulação mental para entender tudo isto! Garanto que estou me empenhando pra entender!

Tuesday, February 22, 2005

Triste e solitária esta cultura do cada um pra si !

Como é decepcionante não reconhecer no outro os mesmos bons sentimentos que nutrimos, quando nos relacionamos com eles, independente do grau e da intensidade de tal relacionamento.
Outro dia recebi uma visita de agentes da campanha contra a dengue, que decepção! Pois acredita-se que estas pessoas devam ser educadas e treinadas para tal trabalho, mas qual o quê! A postura assumida por eles era de tanta falta de preparo e arrogância como se fosse minha obrigação recebê-los sem questionamentos e abrir as portas da minha casa sem restrições, não foi o que fiz é claro sem antes fazê-los se identificarem e darem as devidas explicações. Aí a gente se pergunta, por onde anda o caráter educativo de tal campanha.
E quantas são as vezes que somos mau recebidos, mau tratados e mau compreendidos ? É certo que os valores e a escala em que os posicionamos são opções pessoais, mais é bom lembrar que ética é universal.
Ás vezes fico pensando, se somos resultado daquilo que aprendemos e se aprendemos a vida toda, natural seria a evolução e o aprimoramento, então por que algumas pessoas insistem em não mudar? Ou elas não aprendem de fato ou acreditam que a educação as tornan frágeis diante dos outros e não sabem compartilhar, participar e conviver. Triste e solitária esta cultura do cada um pra si ! Felizes aqueles que têm amigos!

Monday, February 21, 2005

Épreciso mandar as "nhacas" embora.

Segunda-feira, etá dia danado,dificil de começar e longo demais pra acabar! Tem dias que a gente levanta meio sem graça,e coincidência ou não é quase sempre uma segunda. Creio que seja pelo sentimento de que estamos reiniciando todo um processo até chegar o alge que é o fim de semana,sensação esquisita!
Mais a vida continua, o tempo passa, o mundo gira e é preciso mandar as "nhacas" embora, como dizem os mais velhos dar a volta por cima, então voltemos aos sonhos, aos objetivos, as metas e principalmente a luta!
Coragem que amanhã já é terça-feira!

Friday, February 18, 2005

Taí uma habilidade que admiro muito!

Toda conquista faz com que os olhos brilhem de forma diferente e é isto que faz com que fique tão evidente aos olhos dos outros nossa alegria. Assim iniciei meu dia, vendo o sorriso estampado no rosto jovem de meu vizinho, empolgado com a mudança de cidade e de vida, após passar no vestibular. O brilho dos olhos denunciavam a alegria pela conquista, (não só por passar no vestibular) mas principalmente pelas conquistas implícitas com a mudança sobretudo a liberdade e a autonomia. É bom ver a alegria de quem esta começando a vida, de uma hora pra outra o garoto deixa de existir e dá lugar a um desbravador cheio de garra e vontade de fazer e acontecer.
Por falar em acontecer, hoje é dia de Paulo (meu irmão), tão desbravador e corajoso quanto um menino, apesar do tempo passar, a sensação de que tenho é que para ele este fato não altera muito; acho que é porque conserva a meninice e a mineirice. Conservar a meninice, taí uma habilidade que admiro muito! Parabéns ao Paulo menino e ao menino Paulo!

Thursday, February 17, 2005

Sempre vale a pena!

"...Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena.(...)" Trecho do poema Mar Portuquês de Fernando Pessoa. É uma das mais lindas verdades, compactuo com ela em gênero e grau. Quando a alma é pequena a ambição é grande e o espírito é pobre.
Valeu a pena? Sempre vale a pena quando se pode encostar a cabeça no travesseiro e adormecer tranquilo, olhar nos olhos dos filhos sem receios e ampará-los se necessário. E quando acordado poder se alegrar com boas lembranças e planejar os dias futuros.
Sempre vale a pena!!!!!!!

Tuesday, February 15, 2005

O mundo gira e a natureza gera.

As coisas mudam, o que ontem era moda hoje já não o é, o que era inédito passa a ser rotineiro, o que satisfaz no momento é ponto de partida para o próximo objetivo e a próxima meta.
Assim na medida em que se obtém algo inicia-se um novo processo almejando mais. Isto é a mola propulsora do "progresso" não necessariamente do desenvolvimento, isto porque desenvolvimento pressupõe delimitar com discernimento (maturidade) o "algo" a conquistar.
Geramos os filhos, buscamos educá-los da melhor forma possível e eles vão crescendo, amadurecendo, ganhando asas e ensaiando o primeiro vôo e se preparando para os demais e aí vem a sensação de "vazio".
O ninho fica vazio e é preciso começar a estabelecer outras metas, continuar gerando, sonhando, amando e construindo.Porque as coisas continuam acontecendo, o mundo continua girando e a natureza reagindo e insistindo em gerar.

Sunday, February 13, 2005

É bom demais recordar um pouco de nós ...

Viver e poder recordar fatos e acontecimentos sem medo, sem rancores e mágoas é uma prova concreta de que vivemos bem. Aproveitamos todas as oportunidades pra crescer, acertar,errar e recomeçar.
Por isto hoje, recordo o aniversário de uma sobrinha, cujo nascimento faz parte da minha história. Acompanhei assustada (por que era bem pequena)o trabalho de parto de minha irmã e fiquei sem saber o que fazer, até que chamei uma vizinha pra ajudar, aí sim meu cunhado foi avisado e minha irmã pode ir para o hospital. Um acontecimento e tanto pra uma garotinha de 10 anos.
É bom demais recordar um pouco de nós, através da lembrança de nossa participação na vida dos outros.
Marcamos presença na existência dos outros assim como somos marcados por eles.

Thursday, February 10, 2005

É bom ser útil!

Hoje passei uma tarde bem diferente cuidando de uma gracinha de bebê; recordei um pouco dos meus filhos pequenos, dizem que quando se é mãe o instinto maternal aflora quando necessário, por mais que o tempo passe e que os filhos tenham crescido.
Admito que adorei passar algumas horas com Isabela (que acompanhamos desde o nascimento), afinal ajudar uma mãe que se encontra com dificuldades para arrumar quem cuide do bebê para retornar ao trabalho é muito bom. Também já passei pelas mesmas dificuldades e sei o quanto é complicado. Ação nada trabalhosa porque curti muito hoje e continuarei a curtir amanhã de manhã. Alías todos aqui em casa estão gostando da idéia embora seja apenas provisório.
Ações como esta nos fazem mais bem do que o bem que podemos estar fazendo ! É bom ser útil!

Monday, February 07, 2005

Reconhecer ou ampliar a visão de mudo ...

O tempo faz grandes mudanças, as vezes envelhecem outras tantas fazem brotar a vivacidade. Hoje pude rever a Belinha, uma garotinha de 4 meses, linda e cheia de inseguranças quando longe da mãe. Mãe de fato é tudo, dá segurança e proteção mediante o desconhecido ou o não reconhecido.
Reconhecer ou ampliar a visão de mundo requer o reconhecimento e observação do espaço através da percepção do som e dos estímulos visuais. Aprendemos isto bem cedo com reações simples, sorrimos quando confortáveis e quando contrariados choramos. Nada complicado para uma garotinha linda e esperta como a Isabela mais conhecida como Belinha.
Além da visita da Belinha, o trabalho de dar um toque pessoal na casa continuou. Podemos dizer que este esta sendo um carnaval produtivo!

Sunday, February 06, 2005

Gastando energias no carnaval !

Carnaval época de gastar energias, queimar as calorias que acumulamos durante as férias, acordar tarde sem grandes preocupações com horários. Mas a questão é; gastar as energias pulando o carnaval (coisa que não faço muita questão) ou fazer algo que de fato possa resultar em benefício? Optei pela segunda possibilidade, para desespero da família toda, pois a atividade escolhida foi pintar a fachada da casa e o muro e é claro contando com a participação de todos. Assim passamos o domingo todo embelezando um pouco a entrada da casa.
Ficou muito bom, apesar dos protestos que tal atividade causou !!!!!!!!!
Tenho que admitir, gosto muito de remodelar e dar um toque pessoal nas coisas. É prazeroso admirar o resultado atingido literalmente com as próprias mãos! Isto só reforça de que quando queremos (mesmo não sendo especialista no assunto) as coisas acontecem, basta vontade e coragem.

Friday, February 04, 2005

Mineiricidade!


Não basta ser Brasileiro têm que ter espírito mineiro!!!!!!!!!!! Posted by Hello

Wednesday, February 02, 2005

As imagens reavivam a memória!

De volta para o futuro, é hora de colocar a casa em ordem para de fato começar o ano.
Depois de tantas viagens e festas, conhecendo e revendo pessoas, querendo ou não, a vida volta a rotina, é claro que não da mesma forma, pois voltamos diferentes, aprendemos, nos divertimos e crescemos.
Mais confesso que já estou com saudades, fiquei muito feliz em receber de uma sobrinha as fotos do último fim de semana, assim quando bater o espírito nostálgico fica mais fácil rebater tal espírito. Só as imagens são capazes de amenizar a dor quando as saudades insistem em querer se instalar.
As imagens reavivam a memória, como num toque de mágica.

Tuesday, February 01, 2005

Três ou treis?

Três ou treis? Erro primário que cometi ontem , porém ao analisar o fato percebi que os "treis" dias foram de tal intensidade que assumir o erro ortográfico me fez refletir a cerca de tais dias. Com certeza seria mais fácil corrigir -lo, mais pra que simplificar se eu posso pensar?
Os números quando absolutos simbolizam exatidão, representam a razão, contudo quando relativos transcendem a racionalidade e abrangem os sentimentos implícitos nas idéias expressas. Assim, achei que três seria uma palavra seca, bruta e fria para tamanha dimensão dos sentimentos e emoções vividas.
Mais coerente com a vontade de estender o tempo e eternizar os bons momentos recorro ao "treis" palavra que dá a noção de amplitude dos sentimentos e das emoções vivenciadas, admitindo assim o erro, pra descrever melhor minha alegria.