Thursday, February 24, 2011

Fofocas, fatos e ideias.

Algumas frases são repetidas incansavelmente, por serem bonitas ou por refletir o pensamento de alguém famoso. Ditas e repetidas por vezes para se ficar bem na foto ou como bandeira de alguma conquista, sem nenhuma reflexão e muito menos com a preocupação do exercício da ação que a frase enaltece.
“Pessoas comuns discutem fofocas. Pessoas inteligentes discutem fatos. Pessoas sábias discutem ideias.” (Não conheço a autoria)
Outro dia ouvi um papo cabeça entre dois supostos amigos, sobre um “fato” que se ouviu dizer, não comprovado, e portanto fofoca.
E aí como vão as coisas?
Nossa você soube o que tá rolando?
Incrível, né! Respondeu o amigo.
Tem gente que se acha, insistiu o amigo tentando instigar o colega.
Não satisfeito como o silêncio do colega, foi categórico. Precisamos nos unir e minar a intenção do cara, fazer oposição.
Enquanto ouvia o diálogo, não pude deixar de observar o quão comuns eram.
A capacidade do homem de interferir no meio onde vive é respaldada por aquilo em que se acredita, porém o exercício das crenças requer mostrar-se por inteiro ou seja , ser verdadeiro, e é aí que entram as conveniências.
Estamos tão preocupados em construir e manter aos olhos dos outros uma boa imagem que acabamos nos perdendo de nós mesmos, e assumimos a imagem que construímos abdicando de nossas verdades.
Feliz aquele que acorda a tempo de se resgatar e consegue respostas paras as perguntas que se faz ou para os atos que comete quando esta só e ninguém esta vendo.

Tuesday, February 22, 2011

Temporais

Nesta época do ano os temporais são previsíveis. Chegam sem pedir licença, metem medo, varrem tudo por onde passam e deixam rastros. Nossa memória é curta, passado o medo esquecemos tudo e voltamos aos velhos hábitos.

Thursday, February 10, 2011

Isquiático existe e dói...

Quando nos esquecemos de algo definimos como "deu branco", quando perdemos os movimentos temporariamente dizemos que "travamos".
É nestas situações que o peso do RG fica nítido, embora nos utilizemos do branco pra fingir que tudo não passa de um mal entendido ou são os ossos do ofício.
Na última segunda travei legal! O meu nervo isquiático deu sinal de vida, e olha que eu nem sabia que ele existia. Ele insistiu em sinalizar sua existência por dois longos dias me impedindo de andar ereta, dificultando os movimentos mais simples como sentar, levantar e andar.
O incômodo me forçou a uma ida ao médico, um bom antiinflamatório e sessões de massagem e aí o que doeu foi o meu bolso, mais essa dor é controlável.
Definitivamente, agora sei que o tal nervo existe e que tenho que me cuidar.

Wednesday, February 09, 2011

E aí meu como é que ficamos?

O telefone toca e do outro lado alguém diz, e aí meu como é que ficamos? Achei que era trote, mas trote aquela altura do campeonato já era demais, demorei pra identificar quem era, não entendi muito bem o propósito da ligação e muito menos a razão do questionamento, como é que ficamos?
Depois de ser alvo de uma colisão no trânsito, enquanto transitava numa preferencial e ser atingida por alguém que atravessou um cruzamento sem verificar o fluxo da via principal, ter o para brisa todo estilhaçado, capô e porta amassados e outros pequenos danos, receber uma ligação com caráter de cobrança foi demais.
Uma tremenda dor de cabeça. Preocupei-me com os envolvidos, prestei socorro imediato, perdi meu dia de trabalho, corri atrás de boletim de ocorrência, contatei a seguradora e providenciei toda papelada, meu carro parado a mais de uma semana causando problemas para família inteira.
Incrível como a percepção sobre o mesmo fato esta atrelada aos valores e interesses dos envolvidos.